Morre Roberto Talma, um dos grandes nomes da TV brasileira

Roberto Talma no lançamento do remake de O Astro, da TV Globo, em 2011

O diretor da TV Globo Roberto Talma morreu na madrugada desta quinta-feira (23), aos 65 anos, de falência múltipla dos órgãos decorrente de insuficiência renal crônica e doença arterial coronariana. Ele estava internado desde 2 de março no hospital Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro. Um dos grandes nomes da televisão brasileira, responsável pelos videoclipes do Fantástico nos anos 1970 e pela criação de séries com Armação Ilimitada na década de 1980, Talma vinha sofrendo problemas de saúde desde o começo dos anos 2000. Ele deixa três filhos.
Talma trabalhou na Globo durante 45 anos ao todo, e teve passagens também pela TV Rio, Record, Bandeirantes, Excelsior, Tupi e SBT _nesta última como produtor independente. Nos últimos anos, seu núcleo foi responsável pelas novelas Negócio da China (2008), Vida Alheia (2010), O Astro (2011), Aquele Beijo (2011) e Gabriela (2012), além da microssérie Amor em 4 Atos (2011), com quatro episódios inspirados em canções de Chico Buarque.
Trajetória
Roberto Talma Vieira nasceu no dia 29 de abril de 1949, em São Paulo, e começou a carreira com apenas nove anos, na TV Record, com um grupo de sapateado. No início da década de 1960, mudou-se para o Rio de Janeiro e passou pelas TVs Rio, Excelsior e Tupi, antes de chegar à Globo em 1969, onde foi operador de vídeo. Ele fez parte da primeira equipe do Fantástico, em 1973, além de Globo Repórter e Globo de Ouro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESPAÇO BIOÉTICA - GOLPE DO DESTINO (The Doctor)

Horário de verão faz Globo exibir jogo aos pedaços no Norte e Nordeste

No Dia do Professor, ‘Caldeirão do Huck’ exibe erro de português no "Lata Velha"