KTV reapresentará novela "O Cortiço"



A partir do dia 16 de Janeiro, a KTV Brasil reexibe a novela "O Cortiço". Baseada na obra literária de Aluízio Azevedo, a história descreve a sociedade brasileira da época, formada pelos portugueses, os burgueses, os negros e os mulatos, pessoas querendo mais e mais dinheiro e poder, pensando em si só, ao mesmo tempo em que presenciam a miséria, ou mesmo a simplicidade de outros.
Essa obra de Aluísio Azevedo tem dois elementos importantes: primeiro, o extensivo uso de zoomorfismo;
Embalado pela onda científica, a novela 'O Cortiço' é escrita sob as bases do determinismo (o meio, o lugar, e o momento influenciam o ser humano) e do darwinismo, com a teoria do evolucionismo. Sob aspectos naturalistas, isto é, sob olhar científico, a narração se desenvolve em meio a insalubridade do cortiço, propício à promiscuidade, característica do naturalismo. Ao contrário do que se desenvolvia no romantismo, Aluísio descreve o coletivo, explicitando a animalização do ser humano, movido pelo instinto e o desejo sexual, onde inaugura uma classe nunca antes representada: o proletário, evidenciando a desigualdade social vivenciada pelo Brasil, juntamente com a ambição do capitalismo selvagem.
Diferente da história original, a trama foca no romance da personagem Rita Baiana e Firmo - mulata sensual e provocante que promove os pagodes no cortiço. Representa a mulher brasileira e ele um capoeirista apaixonado.
Exibida em 2008, a novela substituirá "A Vida Sempre Continua" às 18:00hs, que termina dia 13.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESPAÇO BIOÉTICA - GOLPE DO DESTINO (The Doctor)

Horário de verão faz Globo exibir jogo aos pedaços no Norte e Nordeste

No Dia do Professor, ‘Caldeirão do Huck’ exibe erro de português no "Lata Velha"