Cuidados para evitar multas e juros com greves de bancos e Correios

A greve dos bancários começou esta terça sem data para terminar. E promete paralisar os serviços de instituições públicas e privadas em todo o país, deixando muitos cidadãos com várias contas a pagar nas mãos. Isto é, se as faturas chegaram, já que , há mais de 20 dias, os funcionários dos Correios também estão de braços cruzados.No entanto, o atraso na entrega das contas e o fato dos bancos estarem com as portas cerradas não eximem o consumidor da responsabilidade de quitar seus débitos. Caso atrase o pagamento, aliás, ele pode ter que arcar com multas e juros de mora, e poderá ter seu nome incluído no cadastro de devedores. Para não correr esses riscos, especialistas recomendam que o cliente procure a empresa e busque formas alternativas para saldar suas dívidas.
O consumidor deve tentar realizar o pagamento por outros meios, como caixas eletrônicos, internet ou telefone. Se não houver essa possibilidade deve procurar o fornecedor para que viabilize uma alternativa para o pagamento ou negociar a postergação da data de vencimento da dívida.

O que fazer:
Se a fatura não chegar: Entre em contato com a empresa e peça outra alternativa de pagamento seja pela internet, casa lotérica, depósito. Algumas empresas postergaram a data de vencimento devido a greve dos Correios e enviaram segunda via a seus clientes, se informe e se receber a segunda via é ela a válida para o pagamento.

Se não tiver como pagar no banco: O consumidor deve entrar em contato com a empresa e ver as possibilidades de pagamento, se não houver outro meio pode ser negociado o adiamento do vencimento.

Documente-se: Ao entrar em contato com a empresa pega o protocolo ou até mesmo a gravação daquela ligação. Isto porque, caso o fornecedor não ofereça alternativa para o pagamento, o consumidor poderá comprovar que houve boa-fé de sua parte na procura de opções para quitar sua dívida, não podendo, desta forma, incidir juros ou multa sobre a sua fatura.

Quem espera pode pagar multa: Quem ficar esperando as greves acabarem para pôr suas contas em dia poderá ter que arcar com juros de mora e multa pelo atraso no pagamento da fatura. O consumidor corre o risco, inclusive, de ter seu nome incluído no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) como devedor.


Comentários

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Postagens mais visitadas deste blog

ESPAÇO BIOÉTICA - GOLPE DO DESTINO (The Doctor)

Horário de verão faz Globo exibir jogo aos pedaços no Norte e Nordeste

No Dia do Professor, ‘Caldeirão do Huck’ exibe erro de português no "Lata Velha"